A importância dos óleos essenciais na agricultura moderna e sustentável.

A importância dos óleos essenciais na agricultura

Até o final do século XIX, a agricultura dependia dos princípios ativos naturais como auxiliares nos controles das pragas e doenças dos cultivos, porém, a partir do século XX, esses mesmos ativos foram sendo substituídos gradativamente pelos químicos, que devido ao uso incorreto e indiscriminado durante décadas, acarretaram vários problemas, como: a acumulação de resíduos tóxicos em alimentos, contaminação da água e do solo, intoxicação de produtores rurais, seleção de pragas resistentes, o interrompimento do sistema de controle biológico por inimigos naturais ocasionando surtos de insetos e pragas, entre muitos outros.

Ultimamente, vemos um aumento significativo na busca por substâncias que apresentem menor risco à saúde humana e ao ambiente, além da demanda crescente por produtos alimentícios saudáveis e isentos de resíduos de agrotóxicos.
Princípios ativos a base de óleos essenciais, compostos majoritariamente por terpenos, ganham grande destaque, sendo amplamente pesquisados pela ciência médica humana e veterinária.
Com excelentes resultados, eles já são empregados como antifúngicos, antiparasitários e apresentam efeitos surpreendentes contra células cancerígenas.

Já na agricultura, o d-limoneno, principal terpeno extraído das variedades de citrus e princípio ativo contido nos produtos TERPEX e CILBEX desenvolvidos pela Technes Agrícola, apresenta efeitos positivos no controle de insetos, atuando como desalojante, repelente e em algumas pragas, funciona como ativo de choque.  A completa formulação desenvolvida pela Technes garante um efeito ainda mais expressivo nos produtos, sendo excelentes condicionadores de calda, promovendo bom espalhamento, reduzindo a deriva e potencializando o uso de outros produtos (defensivos e fertilizantes) quando aplicados em conjunto. Além de todos esses benefícios, também é válido destacar a sua facilidade de uso, pois oferecem alta compatibilidade de mistura, capacidade sistêmica demonstrada em pesquisas oficiais brasileiras e americanas, além de maior segurança ambiental.

Assim, com práticas mais conscientes, vemos um novo cenário na agricultura, onde o Brasil é líder mundial em produção agrícola sustentável e produção em massa, crescendo exponencialmente sua liderança em exportação.
É por esta causa que há 35 anos a Technes caminha lado a lado com o agricultor, desenvolvendo produtos eficientes, em completa harmonia com a natureza, com o compromisso de gerar mudanças significativas, sustentáveis e duradouras no Brasil e no mundo.

 

Posts Mais Recente

Muitas vezes, os defensivos e nutrientes aplicados podem ficar concentrados

Ler mais »

As altas temperaturas podem exercer um impacto significativo nas plantações,

Ler mais »

O Boro desempenha um papel fundamental em diversos processos vitais para as

Ler mais »
Siga - nos

Posts Relacionados