Está adubando periodicamente, mas não percebe a diferença no crescimento das plantas?
Isso acontece porque o solo não foi condicionado corretamente, e esse é um dos erros mais comuns que o agricultor pode cometer.
Mais do que impactar a produtividade das culturas, vai trazer desperdício de recursos e insumos, reduzindo a produtividade e aumentando os custos da lavoura.
Quando a adubação é realizada sem o condicionamento prévio do solo, os fertilizantes acabam fixados ou lixiviados, o que impede a absorção dos nutrientes pelas raízes e plantas.
O resultado? Retorno zero para o investimento.
Um dos principais impactos econômicos do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia acontece justamente na agricultura, por conta de bloqueios, da dificuldade de exportar fertilizantes e do aumento no valor dos insumos.
Essa situação de volatilidade do mercado externo e a ausência de fertilizantes na agricultura brasileira, podem afetar drasticamente a produtividade, colocando a segurança alimentar do país em risco.
Para aproveitarem ao máximo os fertilizantes, a alternativa para os agricultores é se prepararem previamente.
O condicionamento adequado melhora e equilibra as características físicas, químicas e biológicas do solo, permitindo a reagregação de partículas, destravando nutrientes, estimulando a recomposição da microflora e a vida de microrganismo.
O condicionamento do solo permite extrair o potencial máximo das culturas, aumentando a capacidade de retenção de água e de desenvolvimento para as raízes, que crescerão nas condições ideais para absorver os nutrientes fornecidos pelos fertilizantes.
O processo pode ser feito a partir de diferentes insumos, como aminoácidos bioestimulantes, calcário ou matérias-primas ricas em substâncias húmicas e fúlvicas.
O calcário, por exemplo, vai corrigir o pH do solo ao mesmo tempo em que fornecerá cálcio e magnésio, estimulando o enraizamento e crescimento das plantas.
No Brasil, uma das opções de condicionamento do solo que se destaca na agricultura pela sua eficiência, são as substâncias húmicas, compostos sintetizados a partir da decomposição da matéria orgânica.
As propriedades inerentes dessas substâncias condicionam o solo e maximizam o aproveitamento dos fertilizantes, aumentando a eficiência e a produtividade.
Os compostos húmicos são produzidos em turfas, camadas de matéria orgânica semidecompostas empilhadas propositalmente para contribuir com a ação dos microrganismos que atuam nesse processo.
A Technes possui uma das melhores jazidas de turfas em território brasileiro, o que permite a criação de produtos para condicionamento do solo com qualidade única e inigualável.
São soluções agrícolas balanceadas, à base de substâncias húmicas efetivas e sustentáveis, que asseguram a produtividade e a rentabilidade para o agricultor, em convivência harmoniosa com a natureza, compromisso sob o qual a Technes foi criada em 1987.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre todas as vantagens que nossos produtos de condicionamento do solo têm a oferecer.
Nosso atendimento é especializado para prover as melhores soluções para a sua lavoura, sempre pensando no melhor para você, amigo agricultor.