Você sabia que a banana é a fruta mais consumida no Brasil, existindo desde antes do seu descobrimento?
A bananicultura brasileira apresenta características peculiares que a diferenciam das principais regiões produtoras do mundo, tanto em relação à diversidade climática em que é explorada, quanto ao uso de variedades, à forma de comercialização e às exigências do mercado consumidor.
As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Maçã, Pacovan, Prata Anã, Mysore, Terra, D’angola, Nanica, Nanicão e Grande Naine, usados para exportação.
O seu plantio não é um bicho de sete cabeças, mas deve prestar atenção em alguns detalhes, como a origem e a qualidade produtiva das mudas, assim como o seu preparo antes do plantio.
Por ser uma planta tropical, ela exige calor constante, chuvas bem distribuídas (100 mm a 150 mm / mês) e elevada umidade relativa para seu desenvolvimento.
Essas condições são encontradas em todo o território nacional.
Já sobre o solo ideal para a bananeira, temos o aluvial profundo, rico em matéria orgânica, bem drenado e com boa capacidade de retenção de água.
No entanto, uma bananeira pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, sendo que, os muito arenosos devem ser evitados, pois geralmente apresentam baixa fertilidade.
Ainda, é importante destacar a importância do preparo do solo para o bom desenvolvimento do sistema radicular, para a absorção de água e nutrientes.
O cultivo da bananeira deve ser feito de preferência em terrenos onde são conhecidos os riscos de erosão.
No entanto, ela é comumente cultivada em áreas com declínios acentuados, exigindo a adoção de cuidados especiais para a conservação do solo, principalmente no primeiro ciclo da cultura, quando o solo descoberto durante grande parte do ano.
TRATOS CULTURAIS
As principais práticas culturais para aumentar a produtividade, padronizar os frutos, antecipar a colheita e proporcionar a qualidade do produto final, são:
- Capinas;
- Desbaste
- Desfolha;
- Escoramento;
- Eliminação do coração;
- Ensacamento do Cacho;
- Corte do pseudocaule após a colheita.
Pensando em todo este cuidado, apresentamos abaixo três produtos de alta eficácia, direcionados para todos os estágios dessa cultura, sendo eles:
RIBUMIN: é uma fonte concentrada de ácidos orgânicos com altíssima CTC e que benefícios trazem químicos, físicos e biológicos para o solo, aumento o seu enraizamento e sua produtividade.
Já o AMINON, é um potente bioestimulante que age em todas as fases do cultivo, onde atinge todas as partes da planta.
Seus principais benefícios são: aumentar o desenvolvimento, induzir a resistência da planta contra pragas e doenças e melhorar sua conversão alimentar, expressando todo o seu potencial genético produtivo.
Agora, para aumentar a sanidade da lavoura, contando com uma potente ação desinfetante de contato, conte com o SANIN.
Ele age fora da planta e no ambiente, eliminando fungos e bactérias, e o mais importante, sem deixar resíduos na fruta.
Pode apostar que este trio vai trazer mais qualidade, sanidade e produtividade ao seu bananal.